Índice do Fórum [SEMMAIS]  . Lógica        Página 1 de 1       

Travessia de Jangada

[Coyot3]

WARNING - High Voltage Mensagens: 997 Registrado em: 31 Jan 2004 Local/Origem: Maia / Santarém Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
Imagine esta situação:
Existem 8 pessoas a querer atravessar um rio, um pai , uma mãe e dois filhos , duas filhas , um polícia e um prisioneiro , e apenas dispõem de uma jangada que suporta unicamente duas pessoas de cada vez .
Analisando o problema, deparamos que:

• Os únicos que sabem manobrar a jangada são: o pai, a mãe, e o polícia;

• Os filhos não suportam a mãe na ausência do pai;

• As filhas, por sua vez, não suportam o pai na ausência da mãe;

• O prisioneiro é demasiado perigoso para estar sem o polícia com qualquer membro da família;

Como já dissemos, a jangada só suporta duas pessoas de cada vez.

Vamos a esta, também ainda não resolvi, mas vou por as mãos ao trabalho!
Paulo A. Silva

Responder a Mensagem Responder com Citação
» @ Sex Mar 24, 2006 2:41 pm

Hafssol

Super Eléctrico Mensagens: 455 Registrado em: 01 Fev 2004 Local/Origem: Torres Vedras, Portugal Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
dei isto no meu 10º ano, se bem me lembro é algo tipo isto...

ida
polícia, prisioneiro

volta
policia (prisioneiro sozinho nao faz mal a ninguem)

ida
Polícia, filha 1

volta
polícia, prisioneiro

ida
mae, filha 2

volta
mae

ida
mae, pai

volta
pai

ida
policia, prisioneiro

volta
mae

ida
mae, pai

volta
pai

ida
pai, filho 1

volta
policia, prisioneiro

ida
policia, filho 2 (prisioneiro sozinho again)

volta
policia

ida
policia, prisioneiro

» @ Sex Mar 24, 2006 3:02 pm

imgoingout

Gerador Mensagens: 177 Registrado em: 25 Jan 2005 Local/Origem: Vialonga Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
wow!!! estou confuso Mad.... hehehe

» @ Sex Mar 24, 2006 8:00 pm

[Coyot3]

WARNING - High Voltage Mensagens: 997 Registrado em: 31 Jan 2004 Local/Origem: Maia / Santarém Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Visitar a página na web do utilizador MSN Messenger
após a primeira resposta correcta não faz sentido esperar mais...
vou fazer um search por mais exercício de lógica do genero...

este ultimo saíu da wikipedia onde estão mais uns quantos mas sem grande interesse.o primeiro vei da sebenta de Logica Computacional que usei.

Quem tiver algum livro do genero ou fizer uma pusca online facilmente coloca aqui questões...

Paulo A. Silva

» @ Sex Mar 24, 2006 10:00 pm

max

WARNING - High Voltage Mensagens: 593 Registrado em: 31 Jul 2004 Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
a resposta do hafsol, só me faz pensar numa coisa,

logo na 1ª viagem, vai o polícia é o prisioneiro, e só volta o polícia pq o prisioneiro não faz mal a ninguém....
Mas assim o prisioneiro foge!!!

Mas como nos dados do problema não fala nisso, o prisioneiro deve poder estar sózinho!

isto parte a cabeça

» @ Sáb Mar 25, 2006 1:52 am

[Coyot3]

ainda á pouco tempo li uma reportagem que jogos como as palavras cruzadas, sudoku, e problemas deste estilo estimulam a memória e fazem evoluir o nosso QI...

vamos praticar.... e partir as carolas....
Paulo A. Silva

» @ Sáb Mar 25, 2006 2:58 pm

Hafssol

Super Eléctrico Mensagens: 455 Registrado em: 01 Fev 2004 Local/Origem: Torres Vedras, Portugal Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada Enviar email Visitar a página na web do utilizador
true max, lembro me de por a mesma pergunta ao meu professor de Tecnicas de Programaçao mas ele respondeu me "mas ele fugia onde? leste isso? entao esquece isso".

» @ Dom Mar 26, 2006 1:29 pm

max

WARNING - High Voltage Mensagens: 593 Registrado em: 31 Jul 2004 Ver o perfil de utilizadores Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
[Coyot3] escreveu:
ainda á pouco tempo li uma reportagem que jogos como as palavras cruzadas, sudoku, e problemas deste estilo estimulam a memória e fazem evoluir o nosso QI...

vamos praticar.... e partir as carolas....
Paulo A. Silva

eehehehehehe

para quem é programador acredito já tenha bastantes estímulos!

No entanto, dúvido que hajam coisas que aumentei o QI dos meus neurónios de 30 primaveras...

Acho que a partir desta idade eles começam mais rápidamente a cristalizar do que a aumentar as suas capacidades... lol

Mas resolver estas xaradas dá gozo

» @ Dom Mar 26, 2006 3:01 pm

Responder a Mensagem
Página 1 de 1

Ir para:  

Índice do Fórum [SEMMAIS]    .    Lógica